Vamos ler - do clássico ao digital / gênero textual entrevista atrelando ao conhecimento a respeito do reservatório de água de Irati e preservação do meio ambiente.

AUTORA
Professora Luciana Colecha, 5º ano

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka continuam realizando o projeto do clássico ao digital. No dia 22 de março, os alunos realizaram pesquisa sobre a importância da água e com isso ficaram conhecendo, por meio de texto e vídeo, o reservatório de água de Curitiba, bem como sua história. Surgiu então, o interesse em conhecer e saber a história do reservatório de água de nossa cidade, Irati.

Esse trabalho foi realizado em etapas, primeiramente os alunos escreveram um texto analisando a notícia, em seguida realizaram perguntas, em forma de entrevista, a respeito do reservatório de água da cidade. As perguntas foram devidamente corrigidas e analisadas pela classe toda. Assim, trabalhando o gênero textual entrevista, foi proposto para que realizassem um telejornal em casa, gravando um vídeo, onde entrevistaram seus familiares para verificar se conheciam e sabiam a respeito do reservatório de água de nossa cidade, bem como os cuidados com o meio ambiente e água.

Os vídeos foram enviados para a professora via whatssap, e mostrados em sala para todos os alunos, onde conseguiram analisar e comparar as respostas, verificando se os conhecimentos a respeito do assunto eram coerentes. Após assistir aos vídeos dos telejornais, os alunos criaram um relato das respostas de seus familiares, assim trabalhamos o gênero textual relato.

Para ampliar os conhecimentos dos alunos, entramos em contato com a equipe da SANEPAR da cidade de Irati, sendo que a técnica Luciana Garcia veio até a escola para falar a respeito do trabalho que realiza e sanar as dúvidas dos alunos. Na ocasião a turma fez as mesmas perguntas da entrevista que realizaram com os familiares. Depois fizeram um paralelo entre as respostas dos familiares e os dados trazidos pela profissional que atua na SANEPAR.

Além de realizarem estruturas textuais, aprenderam como é o tratamento da água, quais suas funções para nosso organismo, as formas de tratamento e a preservação do meio ambiente. Com isso, realizamos a experiência do filtro de água caseiro, utilizando garrafa pet, pedras, areia grossa, areia fina, carvão, algodão, água com terra. Para realizar a experiência os alunos seguiram as instruções da professora. Ao terminar o filtro foi adicionada a água suja de terra para que fosse realizada a filtragem e limpeza da mesma. Os alunos perceberam o processo de limpeza da água, verificando que não é um trabalho fácil e que para chegar até em nossa casa ela passa por inúmeros processos.

Os cuidados com o meio ambiente são essenciais para uma boa qualidade de vida. Pensando nisso a turma foi indagada a observar o trajeto entre a escola e a casa, e até mesmo na própria escola, para verificar quais os problemas com a poluição presentes no bairro. Os alunos tiveram a tarefa de anotar tudo o que viram e consequentemente criar meios de como conscientizar a população local a respeito da poluição e contaminação das águas.

Por fim, com todos os conhecimentos adquiridos, os alunos escreveram um texto, relatando o que aprenderam a respeito do reservatório de água de Irati e quais a preservações devem ser tomadas em relação ao meio ambiente, para que tenhamos uma água de qualidade. Esse texto foi devidamente corrigido e refeito pelos alunos para que pudessem verificar seus erros ortográficos e de coerência. Foram selecionados os melhores textos e enviados para publicação do jornal da escola, o qual está em construção.

Este foi um trabalho, que possibilitou aos alunos uma ampliação do conhecimento, não somente de estruturação textual, mas como do processo de filtração da água, como funciona o abastecimento em Irati e de como preservar o meio ambiente.























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