ABORDAGEM SOBRE DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN – 21 de março
AUTORA
Coordenadora pedagógica Luciana Colecha, quarto ano
A coordenadora da Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka, Luciana Colecha juntamente com a professora Lisandra Gabrich, tiveram a iniciativa de trabalhar com a turma do 4º ano, o dia Internacional da Síndrome de Down, levando os alunos a entender que esta é uma condição genética, a qual pode resultar em diversas características físicas e cognitivas.
Primeiramente foi realizada uma roda de conversa para verificar o que os alunos sabiam a respeito do tema, o que foi muito interessante, visto que alguns alunos nunca ouviram falar sobre síndrome de down. Já alguns alunos relataram que já ouviram falar, mas não conheciam alguém com estas características.
Foi passado aos alunos um vídeo explicativo sobre os aspectos da síndrome de down, ampliando assim o conhecimento dos mesmos. Durante o vídeo a coordenadora pedagógica foi tirando as dúvidas e realizando explicações sobre o tema. Os alunos aprenderam que a pessoa com síndrome de down nasce com uma cópia extra do cromossomo 21, sendo chamado de trissomia do 21.
Os alunos aprenderam que a habilidade de linguagem destes indivíduos é limitada, por isso em muitos casos é difícil compreender o que falam. Puderam identificar que as pessoas com síndrome de down tem deficiência intelectual, mas que não deve ser confundida com deficiência mental, que apesar de terem as mesmas características esses indivíduos não são todos iguais, pois cada um tem sua personalidade e opinião igual a todos nós.
Nesta atividade a turma do 4º ano percebeu a importância do respeito com todos e principalmente que a síndrome de down não é uma doença e sim uma alteração genética, verificaram que esses indivíduos tem a capacidade de estudar, trabalhar e se desenvolver como qualquer outra pessoa. Os alunos foram divididos em grupo e criaram cartazes com frases e curiosidades sobre a síndrome de down, e assim conseguiram expor no papel o que aprenderam sobre o tema.
Ao terminarem os cartazes os alunos apresentaram e realizaram explicações as outras turmas, mostrando o que aprenderam.
Esta atividade teve como objetivo levar os alunos a compreender e entender que apesar de nossas características físicas somos todos iguais e devemos ter respeito para com o próximo independentemente de suas condições físicas ou sociais. Com certeza os alunos puderam aprender um pouco mais sobre as formas de se viver e de se relacionar com os outros e que a inclusão deve acontecer em qualquer ambiente.
Primeiramente foi realizada uma roda de conversa para verificar o que os alunos sabiam a respeito do tema, o que foi muito interessante, visto que alguns alunos nunca ouviram falar sobre síndrome de down. Já alguns alunos relataram que já ouviram falar, mas não conheciam alguém com estas características.
Foi passado aos alunos um vídeo explicativo sobre os aspectos da síndrome de down, ampliando assim o conhecimento dos mesmos. Durante o vídeo a coordenadora pedagógica foi tirando as dúvidas e realizando explicações sobre o tema. Os alunos aprenderam que a pessoa com síndrome de down nasce com uma cópia extra do cromossomo 21, sendo chamado de trissomia do 21.
Os alunos aprenderam que a habilidade de linguagem destes indivíduos é limitada, por isso em muitos casos é difícil compreender o que falam. Puderam identificar que as pessoas com síndrome de down tem deficiência intelectual, mas que não deve ser confundida com deficiência mental, que apesar de terem as mesmas características esses indivíduos não são todos iguais, pois cada um tem sua personalidade e opinião igual a todos nós.
Nesta atividade a turma do 4º ano percebeu a importância do respeito com todos e principalmente que a síndrome de down não é uma doença e sim uma alteração genética, verificaram que esses indivíduos tem a capacidade de estudar, trabalhar e se desenvolver como qualquer outra pessoa. Os alunos foram divididos em grupo e criaram cartazes com frases e curiosidades sobre a síndrome de down, e assim conseguiram expor no papel o que aprenderam sobre o tema.
Ao terminarem os cartazes os alunos apresentaram e realizaram explicações as outras turmas, mostrando o que aprenderam.
Esta atividade teve como objetivo levar os alunos a compreender e entender que apesar de nossas características físicas somos todos iguais e devemos ter respeito para com o próximo independentemente de suas condições físicas ou sociais. Com certeza os alunos puderam aprender um pouco mais sobre as formas de se viver e de se relacionar com os outros e que a inclusão deve acontecer em qualquer ambiente.
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