Vamos ler - do clássico ao digital / entrelaçando os conhecimentos de histórias literárias, haicais e História em Quadrinhos.

AUTORA
Professora  Luciana Colecha, 5ª ano

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka continuam realizando o projeto do clássico ao digital. Neste período os alunos conseguiram entrelaçar três tipos de gêneros textuais, contos literários, Histórias em Quadrinhos e Haicais.

Para ter contatos e conhecer um pouco das HQs, os alunos foram instigados à realizar uma leitura divertida e atraente, onde foram disponibilizados diversos gibis para que pudessem conhecer e compreender a estrutura das HQs.

As histórias mais lidas e contadas foram as da turma da Mônica, sendo que a cada dia liam uma história diferente. Após trabalharmos a estrutura das HQs. Os alunos reproduziram uma HQ no caderno de arte, realizando assim um pequeno resumo da mesma.

Em seguida os alunos criam suas próprias HQs no caderno de Arte, onde apresentaram aos demais alunos da turma, estimulando assim a oralidade e a desenvoltura de cada um. Foram abordados ainda os tipos de balões adequados às falas de cada personagem e onomatopeias.

Após a leitura e trabalhos com HQS, foram disponibilizados aos alunos, alguns livros literários que abordavam questões de valores e respeito. Ao terminarem as leituras individuais, os alunos foram divididos em duplas, onde deveriam analisar um dos livros literários trabalhados, realizando um pequeno resumo no caderno de produção de textos. Após as correções dos textos, os mesmos foram dramatizados e apresentados para a turma, levando em consideração a entonação da voz e os gestos feitos pelos alunos.

O gênero textual haicai trouxe para os alunos muita diversão e criatividade. Os haicais são pequenos poemas japoneses, compostos por três versos. Os alunos leram alguns que estavam propostos no livro didático da turma e em seguida foi disponibilizado um livro de haicai, para que pudessem realizar a leitura e soltar a imaginação.

Aproveitando o trabalho com os haicais, foi possível trabalhar o que é sentido figurado nas frases. Foram disponibilizados alguns computadores aos alunos e realizada uma pesquisa via internet, de frases com sentido figurado e haicais diversos, os quais foram copiados alguns no caderno, como forma de inspiração e em seguida apresentados aos demais alunos da turma.

Depois de conhecer diversos haicais e compreender sua estrutura, cada aluno elaborou seu próprio haicai, contendo neste, palavras com sentido figurado e ilustração. Após o termino os haicais foram expostos na escola para que os demais alunos pudessem ler e eleger o melhor haicai da escola. O haicai mais votado teve premiação de alguns materiais escolares diferenciados.

Após conhecer as estruturas das HQs e dos Haicais, os alunos voltaram a leitura de livros literários, onde foram novamente divididos em duplas e receberam os mesmos livros que abordavam o tema de respeito e valor. A proposta desta vez foi transformar os livros literários em HQs. Sendo assim, os alunos receberam folhas de cartolina, onde transformaram as histórias literárias e haicais em História em Quadrinho, criando assim um cartaz, onde deveria conter ilustrações e balões adequados às falas de cada personagem, bem como as onomatopeias. Por fim, cada dupla apresentou aos demais alunos da turma suas produções e as mesmas foram expostas em sala de aula.

Ao trabalhar os três gêneros textuais em conjunto, os alunos conseguiram identificar tipos diferenciados de diálogos e formas de comunicação, compreenderam o que é discurso direto e indireto, bem como as funções de locutor e interlocutor.

Os trabalhos em grupo dentro da sala de aula só vêm a aumentar a confiança e conhecimento dos alunos, pois um sempre motiva e incentiva o outro nas suas criações e produções.

















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