vamos ler - do clássico ao digital / Eleições em pauta – estudo aprofundado sobre os três poderes.

AUTORA
Professora Luciana Colecha, 5ª ano

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Antonina Filus Panka, aprenderam sobre como é a formação do governo, quais são as instâncias e os poderes que regem o governo. Além de terem estudos teóricos, também puderam aprender na prática.

Em consonância com o projeto da Câmara Municipal de Vereadores de Irati-PR, que a cada ano elege vereadores mirins de 10 escolas municipais, os quais realizam sessões na Câmara Municipal, levando propostas e melhorias para suas escolas, bairros e comunidade. No entanto, aproveitando esse projeto e as eleições, foi possível levar os alunos a perceberem como funciona a administração de uma cidade, estado ou país.

Tendo como base o projeto Vereadores Mirins, primeiramente foi trabalhado a parte teórica, onde puderam compreender como funciona e quem faz parte dos Três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário. Analisaram e verificaram o que compete a cada instância e quais as principais atribuições, bem como quem faz parte de cada Poder.

Após saberem teoricamente sobre como governar, os alunos foram instigados a participarem da campanha para vereador mirim. As eleições ocorrem dentro da escola, onde os alunos apresentam suas propostas e as demais turmas realizam a votação, analisando as melhores propostas.

Sendo assim, os alunos que queriam se candidatar, criaram suas propostas, as quais foram corrigidas e apresentadas em sala. Prontas as propostas, criaram cartazes e propagandas para dar inicio a campanha eleitoral na escola.

Os alunos, candidatos a vereadores mirins, apresentaram oralmente as propostas para toda a escola, para que os colegas de outras classes, professores e funcionários analisassem e escolhessem as melhores propostas.

Foi realizada a votação na escola, quem recebeu mais votos foi a candidata Pâmela Emanuelle da Silva, tendo como seu suplente o aluno Kaio Henrique Purfirio. Os dois alunos, tiveram sua posse na Câmara dos Vereadores, e a cada dois meses tem o compromisso de levar suas propostas para serem analisadas e aprovadas pelos demais vereadores mirins das outras escolas. As sessões e reuniões ocorrem na própria Câmara de Vereadores da cidade, no período da manhã, onde os alunos utilizam as cadeiras de vereadores e expõe suas propostas. Vale ressaltar que, assim como, os vereadores, os mirins também tem o presidente da Câmara, vice e secretários, os quais analisam as propostas e estas são levadas a prefeitura para serem verificadas.

Os alunos aprenderam na prática como funciona o poder legislativo, sendo assim, tinham muitas dúvidas sobre o poder executivo. Para ampliar o conhecimento dos alunos de como funciona uma prefeitura e o trabalho do prefeito, realizamos uma visita na Prefeitura de Irati, onde conheceram todos os setores, e é claro marcamos uma reunião com o prefeito de Irati, Jorge Debli.

O prefeito do município explicou aos alunos como funciona seu trabalho, quais as dificuldades e projetos. Conseguiram assim, tirar algumas dúvidas e levaram ao gabinete algumas propostas, as quais foram acatadas pelo prefeito.

Tanto prefeito como os funcionários da prefeitura municipal, receberam muito bem os alunos, acolheram e apresentaram seus setores. Foi uma vista muito rica e realmente compreenderam que o trabalho dos nossos representantes vai muito além das eleições e campanhas.

Ao voltarem para a escola, cada aluno relatou por meio de texto sobre o que aprendeu e conheceu. Assim, nestas eleições conseguiram analisar as propostas dos candidatos, verificando as mais coerentes, compreendendo que não é apenas nas eleições que o trabalho acontece. É preciso ficar atentos ao trabalho que cada candidato realiza quando eleito, quais obras e investimentos realiza. Por fim, o trabalho em conjunto com a Câmara dos Vereadores é muito rico e valioso, pois os alunos aprender o valor da cidadania e a importância e escolher bem os candidatos, bem como o que compete a cada Poder.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos ler - do clássico ao digital / atrelando sonhos à realidade

Vamos ler - do clássico ao digital / Diversão, Debate e Críticas encontradas nas charges.