Vamos ler - do clássico ao digital / trabalhando a interdisciplinaridade analisando livros clássicos e jornais impressos / quem disse que matemática não tem nada a ver com o português?

AUTORA
Professora Luciana Colecha, 5º ano

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Antonina Fillus Panka, continuam empolgados com o projeto de leitura, nos últimos dias os alunos realizaram diversas análises de jornais impressos e também de livros de literatura. Os quais realizaram leituras individuais e coletivas, podendo compartilhar suas ideias e interpretações, descobrindo que as disciplinas não são isoladas e que uma pode estar atrelada a outra.

Cada aluno recebeu um jornal impresso “Folha de Irati”, os quais foram enviados como tarefa de casa, onde com a família puderam ler as notícias e escolher uma delas para analisar e escrevê-la no caderno. Em sala de aula, cada aluno contou a experiência de ler o jornal em família e qual a noticia que analisou, houve alunos que analisaram a mesma notícia e puderam complementar um ao outro, foi um trabalho riquíssimo e cheio de conhecimentos.

A escrita da análise das notícias foram corrigidas, em seguida solicitadas as correções necessárias. Dessa forma os alunos aprenderam corrigindo os erros, e para realizar essa atividade, precisaram retomar as noticias e verificar o que deveriam arrumar.

A próxima atividade realizada entre os alunos foi à continuidade da leitura coletiva dos livros entre os grupos de estudo, cada grupo está realizando a leitura de um livro para fazer a apresentação do mesmo em forma de teatro. Estes livros se dividem entre impressos e digitais, sendo eles: “A verdadeira história dos três porquinhos” (digital), “Os três lobinhos e o porco mal” (impresso) e “Alice no telhado” (impresso). Como colocado em outros relatos, procurou-se buscar livros clássicos, porém com outras interpretações, para melhor desenvolver a atenção e percepção dos alunos durante a leitura.

A atividade de leitura dos livros é um trabalho que vem sendo desenvolvido aos poucos, para que os alunos realmente entendam o que estão lendo e consigam interpretar e apresentar as demais turmas da escola.

Além do desenvolvimento da fluência da leitura e dos trabalhos com língua portuguesa, a matemática é um ponto fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Dessa vez a analise em jornais foi focada em noticias que trouxessem gráficos, tabelas e porcentagens. Para essa atividade, cada aluno recebeu um jornal impresso e realizou a pesquisa sobre o que foi solicitado.

Foram diversas notícias encontradas que envolviam números, tabelas e porcentagens, os alunos divididos em grupos foram instigados a criar situações problema que envolvesse os números encontrados nas matérias e depois resolvessem. Após criar os problemas, realizaram-se as correções necessárias, em seguida cada grupo passou aos demais alunos os problemas que criaram, para que estes tentassem resolver e encontrar as respostas. Os próprios grupos fizeram as correções dos demais colegas e as explicações necessárias para sanar as duvidas dos colegas.

Esta foi uma atividade prazerosa e que instigou os alunos a ajudar os colegas e a melhorar a interação entre a turma, onde um aprendeu com o outro. A turma conseguiu perceber que a matemática está sim ligada a língua portuguesa, pois sem saber ler ou interpretar, não conseguem resolver problemas matemáticos ou saber quais operações devem usar em cada situação.

Ainda em grupos os alunos realizaram cartazes com as noticias que mais chamaram a atenção, tais noticias deveriam ser recortadas e coladas no cartaz. Além de colarem as noticias os grupos deveriam envolver desenhos referentes às matérias que recortaram. Esse foi um momento descontraído em que realizaram atividades artísticas e criativas.

Os trabalhos interdisciplinares são muito ricos em conhecimento, pois trazem um leque de possibilidades aos alunos e estes desenvolvem uma visão mais ampla do mundo que os cerca. A educação é à base de uma sociedade justa e igualitária, por isso, precisamos levar nossos alunos a encontrar diversas fontes de conhecimento e nada melhor que incentivar a leitura.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos ler - do clássico ao digital / entrelaçando os conhecimentos de histórias literárias, haicais e História em Quadrinhos.

Vamos ler - do clássico ao digital / atrelando sonhos à realidade