Vamos ler - do clássico ao digital / atrelando sonhos à realidade

AUTORA
Luciana Colecha, 5º ano

Este projeto visa atrelar leituras de livros clássicos (impressos) e de livros e arquivos digitais, principalmente jornais e blogs. Para iniciar o incentivo a leitura e tornar as aulas mais prazerosas, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Antonina Fillus Panka, começaram ouvindo a história “Marcelo, Marmelo, Martelo” de Ruth Rocha. A história foi contada pela professora, em momentos alternados, sendo a cada dia uma parte da história, fazendo interpretação e retomada sempre que necessário. 

Ao terminar o livro foi repassado um vídeo sobre a história “Marcelo, marmelo, martelo”, em seguida os alunos realizaram atividades relacionadas, como: pesquisa online sobre a autora, ano de publicação, ilustração, personagens, pontos de análise linguística e organização textual. Por fim, escreveram o que acharam mais interessante colocando como seria se cada pessoa escolhesse nomes que achem adequados aos objetos, expondo assim o ponde de vista de cada aluno.

Outra iniciativa de incentivo a leitura, vem sendo o empréstimo de livros da escola, onde a cada semana os alunos levam para casa um livro para leitura, o qual lê em casa e conta escola um pedaço da história, sempre incentivados a parar em algum ponto marcante para que outros alunos sintam-se interessados a ler o livro também. Dessa forma aprendemos sobre estrutura e organização textual, principalmente partes como o clímax e desfecho de um texto.

Foi realizado também um passeio ao Centro da Juventude, onde os alunos participaram da contação do livro “O Pequeno Príncipe”. Ao retornar a escola, utilizamos recursos tecnológicos (data show) para verificar pontos da história, como: imagens, autor e pesquisar outras interpretações.

Temos como norte didático o livro de Português Ápis, o qual elenca diversos gêneros textuais, no primeiro capitulo, os alunos aprenderam sobre como organizar poemas e no segundo capítulo o que são crônicas. Ao trabalhar o primeiro capítulo os alunos foram incentivados a escrever seus próprios poemas, colocando em prática o que aprenderam sobre a estrutura de poesias, respeitando estrofes, versos e rimas. Foram criados também Haicais, onde se trabalhou linguagem figurada.

Já no segundo capítulo trabalhamos com as crônicas, iniciamos pela crônica “Comunicação” de Luís Fernando Veríssimo. Realizamos leitura coletiva e interpretação, nessa parte, além de conhecer o gênero textual, os alunos conseguiram perceber conceitos de entonação e a importância da acentuação nas palavras, pois um acento errado muda todo o sentido do que queremos dizer. Relembramos ainda a classificação de palavras quanto ao número de sílabas e sílaba tônica.

Para incentivar ainda mais os alunos a ler crônicas, foi selecionado o livro de crônicas de Luís Fernando Veríssimo, o qual contém um exemplar riquíssimo. A cada dia um aluno é responsável em ler uma crônica em casa e contar em sala de aula, o aluno que não escolher a crônica do livro proposto, poder pesquisar via internet.

Uma vez por semana fazemos a análise do jornal online, nesse primeiro momento, foi feita a análise de notícias do jornal A Rede, os alunos entraram no site do jornal e coletivamente viram todas as noticias do dia e do dia anterior, assim escolheram a notícia do dia 13/03/2022 com o título “Alep aprova PL que visa a flexibilizar máscaras no Paraná” tendo como autor Rodolpho Bowens. Nesta análise os alunos descobriram como realizar pesquisas online que sejam confiáveis, sem se envolver em fake News, identificaram a estrutura de um artigo de jornal, percebendo a linguagem formal. Pesquisaram ainda a data, autor da notícia e fotógrafo (quando tem).

O tema da notícia escolhida gerou bastante polêmica entre os alunos, visto que o tema aborda sobre a liberação ou flexibilização do uso de máscaras em nosso Estado, alguns alunos concordam em não usar mais a máscara e outros não, isso ocasionou em uma discussão amigável em cada um colocou sua opinião e o porquê dela. Uns aprenderam com os outros.

A turma do 5º ano da Escola Municipal Antonina Fillus Panka está realmente engajada em aprender cada vez mais através da leitura, esse é apenas um relato das atividades iniciais, muitas outras atividades virão e trarão muito mais conhecimento e criticidade aos alunos. Vale destacar aqui que a relação entre leitura clássica e digital é de extrema importância nesse momento de evoluções tecnológicas. Ressalto ainda que todas as pesquisas realizadas pelos alunos são feitas de forma online, onde utilizam computares e celulares disponibilizados pela escola e pela professora.










































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos ler - do clássico ao digital / entrelaçando os conhecimentos de histórias literárias, haicais e História em Quadrinhos.

Vamos ler - do clássico ao digital / trabalhando a interdisciplinaridade analisando livros clássicos e jornais impressos / quem disse que matemática não tem nada a ver com o português?