Vamos ler - do clássico ao digital / trabalhando a importância da água

AUTORA
Professora Luciana Colecha, 5º ano

Em continuidade ao projeto de leitura “do clássico ao digital”, a turma do 5º ano da Escola Municipal Antonina Fillus Panka, teve como abordagem da semana o foco no dia 22 de março, dia mundial da água.

Primeiramente realizou-se uma roda de conversa sobre como podemos cuidar da água e quais as consequências do desperdício da mesma. Após o diálogo e exposição de ideias, utilizou-se os recursos digitais e impressos, para analisar em diversas fontes jornalísticas, onde poderiam encontrar informações sobre o dia da água, ou sobre a importância dos cuidados com esse bem tão precioso. Tal foi à surpresa da turma, quando perceberam que poucos jornais abordaram o assunto.

Ao procurar artigos e notícias sobre o tem proposto, os alunos verificaram as principais manchetes do dia, tanto local quanto regional. Foi utilizado como fonte de pesquisa o Jornal Folha de Irati (este impresso e online), o site A Rede, o Jornal Gazeta do Povo e portal G1 RPC.

Algumas notícias do dia chamaram a atenção dos alunos, como uma referente à 2º tarde festiva para as mulheres de Irati (Folha de Irati), Uma casa abandonada que foi destruída pelo fogo em Ponta Grossa (Jornal da manhã A Rede), essa notícia os alunos leram o início, onde aborda que no local do ocorrido ficavam usuários de drogas. Assim aproveitou-se para fazer um diálogo a respeito do uso de drogas, sendo que essa questão ficou como pauta para as próximas buscas jornalísticas.

Apesar de observarem diversas notícias, a procura era referente ao dia mundial da água, onde acabaram encontrando no G1 RPC com o tema “Dia mundial da água: veja cuidados com o nosso bem mais precioso e ainda conheça a história do reservatório de Curitiba”. Essa notícia trouxe alguns apontamentos e esclarecimentos de como utilizar e preservar a água em nosso dia a dia.

Primeiramente os alunos procuraram o nome do autor, o qual não encontraram, em seguida anotaram a data de publicação da mesma (esta pesquisa foi realizada um dia após o dia mundial da água).

Com o auxílio da professora realizou-se a leitura coletiva do texto, onde se faziam apontamentos, quando necessário. Além de aprender como preservar a água, os alunos puderam perceber e compreender algumas regras gramaticais como o uso de artigos definidos e indefinidos em um texto, substantivos, adjetivos e gênero feminino e masculino (quando utilizá-los).

Observou-se ainda, por parte dos alunos, a estrutura de um artigo de jornal, onde as palavras e frases devem ter coesão e coerência. Ainda puderam aprender como utilizar tópicos na escrita de um texto.

Após analisarem o texto escrito os alunos assistiram a reportagem de Daiane Fardin, do estúdio C, a qual mostra a história surpreendente dos dois grandes reservatórios de água de Curitiba: Carvalho e São Francisco (esse o mais antigo). Ao assistir a reportagem, os alunos ficaram intrigados em conhecer a história do reservatório de água da cidade em que moram, Irati. Aproveitando o entusiasmo dos alunos, foi feito um desafio, o qual devem fazer uma pesquisa com os moradores mais velhos da cidade ou do bairro, perguntando se conhecem o reservatório de água e qual a sua história (Pesquisa em processo).

Ao fazer a pesquisa com os moradores, os alunos estarão trabalhando outro gênero textual que é a entrevista. Serão elaboradas algumas questões em sala de aula com a supervisão da professora e após todas as correções e verificações de como fazer uma entrevista, os alunos irão a campo coletar os dados (próximos relatos).

Além das análises e diálogos sobre como preservar a água, os alunos do 5º ano também criaram frases sobre a importância da água em nossa vida e foram instigados a criar desenhos relacionados à frase. Após todas as produções estarem prontas, realizou-se um concurso de melhor frase e desenho os quais foram expostos na escola.

Os alunos criaram textos falando da importância da água, os quais foram corrigidos pela professora e solicitados que fizerem as correções apontadas, arrumando erros gramaticais e de concordância. Depois de todos os textos refeitos, cada aluno leu sua produção aos demais da sala.

Além da abordagem da água, os alunos também realizaram as leituras semanais dos livros emprestados, leitura coletiva nos grupos para apresentação de teatro e das crônicas de Luís Fernando Veríssimo, sendo que estas vêm despertando a atenção das crianças.

O trabalho com as notícias está sendo cada vez mais aproveitado em sala de aula, as quais muitas vezes os próprios alunos já pesquisam em casa e trazem a notícia para sala de aula. A turma está cada vez mais engajada em relação ao aprender e conhecer.

Tais iniciativas de leitura estão sendo trabalhadas com o objetivo de deixar os alunos cada vez mais interessados ao que ocorre a sua volta, além de manterem-se informados eles acabam aumentando o vocabulário, diminuindo erros gramaticais e escrevendo textos cada vez mais coesos e coerentes.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos ler - do clássico ao digital / entrelaçando os conhecimentos de histórias literárias, haicais e História em Quadrinhos.

Vamos ler - do clássico ao digital / atrelando sonhos à realidade

Vamos ler - do clássico ao digital / trabalhando a interdisciplinaridade analisando livros clássicos e jornais impressos / quem disse que matemática não tem nada a ver com o português?