Vamos ler - do clássico ao digital / Diversão, Debate e Críticas encontradas nas charges.
AUTORA
Professora Luciana Colecha, 5º ano
Desta vez os alunos da Escola Municipal Professora Antonina Filus Panka, da cidade de Irati-PR, puderam conhecer as charges por meio de atividades criticas e criativas, as quais envolveram problemas referentes a nossa sociedade. A ideia do trabalho com as charges surgiu, a partir do trabalho realizado sobre um artigo de opinião (conteúdo proposto para o bimestre).
Foi apresentado aos alunos o gênero textual de artigo de opinião com o texto, presente no livro didático Ápis, “Pré-adolescente é criança?” de Rosely Saião. O referido texto foi publicado na folha de São Paulo em 11 de abril de 2015.
Após a leitura do texto, os alunos debateram sobre a opinião da autora referente ao assunto e puderam colocar suas próprias conclusões e opiniões. Além de realizarem diversas atividades de interpretação do artigo.
Ao conhecer e o que é um artigo de opinião, os alunos foram instigados a escrever sobre um assunto que pudessem argumentar e colocar suas opiniões e ideias. Os temas indicados foram variados, tendo como pressupostos: saúde, educação, finanças, entre outros temas da sociedade.
No livro didático Ápis, os alunos conseguiram perceber que as críticas e opiniões podem também ser encontradas nas charges, e podem ter caráter divertido, entendendo como abordar um assunto com ironia e diversão, sem deixar de expor sua opinião.
A turma teve como lição de casa, pesquisar na internet uma charge, e enviar via whatsapp para a professora. Em sala de aula, as charges foram colocadas em data show para que cada aluno apresentasse e argumentasse sobre sua charge. Trazendo assim, discussões e debates entre os demais, que puderam expressar suas opiniões para aos colegas.
Depois das apresentações e debates, os alunos juntaram-se em duplas, onde foi à vez de criarem suas próprias charges, trazendo elementos e criticas de nosso cotidiano e sociedade. Foram abordados pelos alunos temas como: alimentação escolar, desmatamento, saúde, uso excessivo de redes sociais, entre outros temas.
Após a elaboração da charge, as mesmas foram anexadas no quadro, analisada pelos alunos e em seguida elaborada a votação para escolha da charge mais criativa. Na votação participaram todos os funcionários da escola.
Por fim, as charges foram analisadas pela turma de um modo geral, elencando o motivo pelo qual determinada charge teve mais votos que outras. Assim, compreenderam que a maneira de expressar as ideias e opiniões, mesmo que de forma engraçada ou irônica, precisa ser bem elaborada para que o leitor consiga entender o que autor gostaria de passar.
O trabalho com as charges foi enriquecedor, principalmente pelos debates que trouxeram em sala de aula, notou-se que os alunos despertaram interesses por assuntos relacionados a sociedade de um modo geral. Além do interesse, foi possível perceber a criatividade na escrita e nos desenhos, para tentar fazer com que o leitor consiga entender o que está sendo passado.
É por meio de trabalhos que envolvem os alunos que estes aprendem, nesta proposta, as crianças mesmas elaboraram suas explicações e tiveram argumentos para defender suas próprias opiniões, respeitando a opinião do outro. Com certeza, as charges vão fazer parte da vida dos alunos e com ela vem o pensamento crítico e a forma que estes podem se expressar em sociedade.
Professora Luciana Colecha, 5º ano
Desta vez os alunos da Escola Municipal Professora Antonina Filus Panka, da cidade de Irati-PR, puderam conhecer as charges por meio de atividades criticas e criativas, as quais envolveram problemas referentes a nossa sociedade. A ideia do trabalho com as charges surgiu, a partir do trabalho realizado sobre um artigo de opinião (conteúdo proposto para o bimestre).
Foi apresentado aos alunos o gênero textual de artigo de opinião com o texto, presente no livro didático Ápis, “Pré-adolescente é criança?” de Rosely Saião. O referido texto foi publicado na folha de São Paulo em 11 de abril de 2015.
Após a leitura do texto, os alunos debateram sobre a opinião da autora referente ao assunto e puderam colocar suas próprias conclusões e opiniões. Além de realizarem diversas atividades de interpretação do artigo.
Ao conhecer e o que é um artigo de opinião, os alunos foram instigados a escrever sobre um assunto que pudessem argumentar e colocar suas opiniões e ideias. Os temas indicados foram variados, tendo como pressupostos: saúde, educação, finanças, entre outros temas da sociedade.
No livro didático Ápis, os alunos conseguiram perceber que as críticas e opiniões podem também ser encontradas nas charges, e podem ter caráter divertido, entendendo como abordar um assunto com ironia e diversão, sem deixar de expor sua opinião.
A turma teve como lição de casa, pesquisar na internet uma charge, e enviar via whatsapp para a professora. Em sala de aula, as charges foram colocadas em data show para que cada aluno apresentasse e argumentasse sobre sua charge. Trazendo assim, discussões e debates entre os demais, que puderam expressar suas opiniões para aos colegas.
Depois das apresentações e debates, os alunos juntaram-se em duplas, onde foi à vez de criarem suas próprias charges, trazendo elementos e criticas de nosso cotidiano e sociedade. Foram abordados pelos alunos temas como: alimentação escolar, desmatamento, saúde, uso excessivo de redes sociais, entre outros temas.
Após a elaboração da charge, as mesmas foram anexadas no quadro, analisada pelos alunos e em seguida elaborada a votação para escolha da charge mais criativa. Na votação participaram todos os funcionários da escola.
Por fim, as charges foram analisadas pela turma de um modo geral, elencando o motivo pelo qual determinada charge teve mais votos que outras. Assim, compreenderam que a maneira de expressar as ideias e opiniões, mesmo que de forma engraçada ou irônica, precisa ser bem elaborada para que o leitor consiga entender o que autor gostaria de passar.
O trabalho com as charges foi enriquecedor, principalmente pelos debates que trouxeram em sala de aula, notou-se que os alunos despertaram interesses por assuntos relacionados a sociedade de um modo geral. Além do interesse, foi possível perceber a criatividade na escrita e nos desenhos, para tentar fazer com que o leitor consiga entender o que está sendo passado.
É por meio de trabalhos que envolvem os alunos que estes aprendem, nesta proposta, as crianças mesmas elaboraram suas explicações e tiveram argumentos para defender suas próprias opiniões, respeitando a opinião do outro. Com certeza, as charges vão fazer parte da vida dos alunos e com ela vem o pensamento crítico e a forma que estes podem se expressar em sociedade.
Comentários
Postar um comentário